Infra-estrutura de Informática e Rede

O curso de Medicina Veterinária UFG/REJ tem à disposição dois laboratórios de informática, sendo um localizado no Campus Jatobá, que conta com 24 máquinas conectadas à internet, e outro no Campus Riachuelo, que também está equipado com mais 24 máquinas, conectadas à internet. Esses laboratórios são multiusuários, estando à disposição de alunos e docentes de qualquer curso da UFG/REJ.

O curso conta também com um novo serviço de acesso sem fio (wi-fi) para a comunidade acadêmica chamado Eduroam. O Eduroam é uma iniciativa internacional lançada no Brasil em 2012 e que já reúne instituições de aproximadamente 60 países. Ele permite que estudantes, pesquisadores e equipes das instituições participantes obtenham conectividade à Internet através de wi-fi em qualquer localidade do mundo que ofereça essa facilidade. O Eduroam é um serviço seguro e tem como benefícios a sua integração à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), a mobilidade e a facilidade de uso. O acesso seguro e sem fio à Internet é realizado usando um login e uma senha cadastrados na sua instituição de origem. Para conectar à rede Eduroam, você deve utilizar o seu login único na UFG acrescido de @ufg.br, como ilustrado a seguir:

usuário: “meu login único"@ufg.br;
senha: a mesma utilizada para acessar o portal da UFGNet.

Alunos e discentes do curso também contam com um “Centro de Recursos Computacionais” (CERCOMP), cujos objetivos são:

1. Implementar a Política de Tecnologia da Informação (TI) da UFG, aprovada pelo Conselho Universitário;
  2. Administrar a infra-estrutura de TI da UFG e, em particular, a da rede de dados da UFG, tanto no seu âmbito interno como externo;
  3. Informatizar processos organizacionais da UFG, de forma a promover uma execução eficaz e eficiente do trabalho de funcionários, professores e alunos;
  4. Projetar, desenvolver e manter sistemas computacionais corporativos de acordo com as necessidades da UFG;
  5. Elaborar e executar o seu planejamento estratégico de TI de forma a atender a política de TI da UFG;
  6. Coordenar o processo de aquisição de produtos e serviços de TI na UFG;
  7. Estudar, promover, implementar e divulgar novos recursos de Tecnologia da Informação que contribuam para a melhoria geral das atividades da UFG;

Assessorar e capacitar os colaboradores dos órgãos administrativos, das unidades acadêmicas e dos campi do interior da UFG no uso adequado de seus recursos de TI.