Sobre o Curso

O Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Jataí tem como meta permitir ao aluno uma formação generalista, capacitando-o para resolução de problemas nas áreas de clínica, cirurgia, sanidade animal, saúde pública, biotecnologia, meio ambiente, gestão de agronegócio, produção animal, qualidade de alimentos, etc, sempre prezando pela qualidade no ensino, promovendo inserção social e trabalhando dentro dos princípios éticos e morais.

O projeto pedagógico do curso de Medicina Veterinária privilegia os chamados conteúdos básicos, considerados os pilares da formação de um profissional que deverá deter os conceitos fundamentais da profissão, entretanto, a formação técnica voltada mais especificamente para as habilidades profissionais não foi negligenciada. As disciplinas apresentam um forte componente prático, dentro de suas características peculiares, cujo exercício será efetivado por meio de atividades supervisionadas de atendimento ao público, visitas técnicas a propriedades, práticas profissionais específicas (cirurgias, necropsias, realização de exames laboratoriais), práticas in loco (indústrias) de inspeção e tecnologia de alimentos de origem animal e demais atividades inerentes à profissão.

Considerando apenas as disciplinas obrigatórias, têm total de  2.568 horas teóricas e 1.592 horas práticas. Isso significa que as práticas correspondem a 61% da carga horária teórica obrigatória, o que garante a formação de um profissional preparado para o mercado de trabalho.